Prêmio Criarte - 7ª edição - 2024-04-25
Informações: (11) 913624974 festivais@nesiartes.com.br

Avaliador Confirmado!

25/04/2024

 



A 7ª edição do Prêmio Criarte tem a honra de receber Edy Wilson como um de seus avaliadores! Quer conhecer o seu currículo, se liga 👇

.



Licenciado em Educação Física em 1989 na Escola de Educação Física de Assis/SP , é Coreógrafo e Professor de Dança Contemporânea, Dança Jazz e Modern Jazz formado por Roseli Rodrigues.  



Em sua trajetória de vinte anos no Grupo Raça Centro de Artes e Raça Cia de Dança de São Paulo atuou como bailarino, professor, ensaiador, coreógrafo e diretor até julho de 2012.



Lançou em 2003 os Cursos de Duos, Trios Livres e Pas-de-Deux de Dança Jazz; em 2010, o Curso de Técnica de Dança Jazz para Mulheres com Sandália de Salto, fruto de estudos com os bailarinos assistentes Carol de Sá, Marcela Gozzi, Priscila Ribeiro e Rafael Luz; em 2011 o curso de Dança Jazz / Técnica Masculina; em 2013 em parceria com o Maestro Fábio Cardia o Curso de Dança Jazz com música ao vivo; em 2014 o Curso de Dança Jazz com músicas do repertório da MPB; e em 2015 o Curso de Dança Jazz para Professores e Coreógrafos com conteúdo exclusivo de sua metodologia “Dança Jazz Brasileira” em pesquisa desde 2006. 



Em 2023 criou o “Programa Tributos” que transforma o trabalho realizado nas suas oficinas de dança jazz em homenagens a emblemáticos cantores da cena brasileira aproximando ainda mais os jovens bailarinos as suas ricas e transformadoras trajetórias. 



Professor e Jurado convidado nos grandes festivais e instituições de dança no Brasil, América Latina e Europa. 



No teatro musical e no show business trabalhou como assistente de coreografia e preparador corporal de atores e cantores. É também coreógrafo de desfiles de moda nacionais e internacionais.



Recebeu como prêmio de Melhor Coreógrafo do Festival de Dança de Joinville, a participação na Bienal de Lyon na França.  



Em 2012 junto à Helô Gouvêa fundou a Anacã Companhia de Dança onde atua como professor, diretor e coreógrafo residente. 



E ao longo de seus 11 anos trabalha para o desenvolvimento de bailarinos, ampliando as possibilidades para novos talentos de utilizarem-se da arte como carreira profissional e expressão de ideias e valores. 



A rotina de trabalho dos bailarinos, estagiários, bolsistas, professores, ensaiadores e demais profissionais da companhia visa a excelência em qualidade técnica e artística, expandindo a área de atuação nas aulas de preparação, criação, ensaios e circulação dos espetáculos. Cria referência e material de pesquisa dos trabalhos coreográficos registrados como repertório da companhia para as futuras gerações, para popularizar a prática de dança como ferramenta de sociabilização e desenvolvimento cultural.



Com a criação de laboratórios coreográficos, cursos, workshops e oficinas, a Anacã Companhia de Dança abre espaço para novos professores e coreógrafos, experimentando novas linguagens e manifestações de ideias que estendam e aprimorem o vocabulário de movimento corporal e artístico de bailarinos profissionais e estudantes.



Transmite-se assim aos mais talentosos e com menos oportunidades o contato com a pluralidade de técnicas que consideramos imprescindíveis para a formação integral de um bailarino, podendo, desse modo, fornecer a interação entre a dança e a sociedade.



A Dança Jazz, como técnica vigorosa e atraente ao grande público, pode ser novamente reconhecida como um estilo de dança que prepara seus praticantes para as diversas vertentes do mercado de trabalho profissional, tais como shows, teatro, cinema, televisão e companhias de dança.



Com a experiência de seus idealizadores de muitos anos no segmento, surgiu a necessidade de formar novos bailarinos, numa ação contínua de estudo de novas estéticas, pesquisa, produção de todos os setores que envolvem uma companhia de dança, sendo de grande importância os espetáculos a serem montados pela companhia para a difusão de cultura e formação de público.



A Anacã Companhia de Dança, além de formar e dar total apoio para o trabalho de seus bailarinos traz como diferencial a propagação de valores internos, como saúde, disciplina, perseverança, abdicação, dedicação, superação, convívio social e, principalmente, o desenvolvimento de visão cultural, que são fatores primordiais e complementares para a formação do caráter do indivíduo e valorização da arte.


Siga-nos no instagram @PrêmioCriarte